sexta-feira, 28 de maio de 2010

Grand Theft Auto: San Andreas


Grand Theft Auto: San Andreas é um jogo eletrônico sandbox de ação-aventura, para computador e video-game, desenvolvido pela Rockstar North. É o terceiro jogo em 3D da série Grand Theft Auto, e o quinto jogo original (sétimo lançamento, no total). Lançado originalmente para PlayStation 2, em outubro de 2004,[1] o jogo desde então foi convertido para o Xbox e Microsoft Windows, e foi aclamado deste então, com números de vendas elevados para todas as plataformas. San Andreas foi sucedido por Grand Theft Auto IV, e seu antecessor foi Grand Theft Auto: Vice City.
O jogo se passa num estado ficcional de San Andreas, nos Estados Unidos, que contém três metrópoles. Ambientado no fim de 1992,[6] a trama de San Andreas gira em torno de um membro de gangue, Carl "CJ" Johnson, que retorna para seu lar em Los Santos (equivalente à Los Angeles real), depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão de Nova York do jogo), após descobrir a morte de sua mãe. CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a Grove Street Families, em completo abandono. Ao longo do decorrer do jogo, CJ gradualmente descobre o que está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece a gangue e explora suas próprias aventuras nos negócios. Como outros jogos da série, San Andreas é composto de elementos de jogos de corrida e third-person shooters, e apresenta um modo de jogo "mundo-aberto", que dá ao jogador controle total sobre a sua experiência de jogo. O jogo também conta com diversos destaques, como as guerras de gangue, customização dos carros e a personalização dos personagens.
Como os lançamentos anteriores da série Grand Theft Auto, o sucesso comercial e de crítica do San Andreas não ocorreu sem alguma controvérsia. A mais célebre envolveu o minijogo de sexo conhecido como Hot Coffee, encontrado no jogo para Microsoft Windows, que apesar de estar desativado durante o jogo em si, fora deixado propositalmente no seu código e podia ser facilmente ativado; sua descoberta fez com que o jogo fosse reavaliado brevemente como um jogo para adultos, e retirado das prateleiras onde era vendido
História
Após o sucesso de Grand Theft Auto: Vice City, os consumidores aguardavam um novo lançamento da série Grand Theft Auto no final de 2003. A primeira evidência concreta do novo jogo veio em 29 de outubro daquele ano, quando a Take-Two Interactive anunciou que um jogo GTA ainda sem título estava planejado para ser lançado na "metade final do quarto trimestre fiscal de 2004".[7] Embora não existissem maiores informações na época que apontassem para a trama ou onde o novo jogo se passaria, já existiam rumores de que ele se passaria no estado de San Andreas, na Califórnia, ou em Las Venturas, uma cidade similar a Las Vegas, em Nevada.[8] Em 1 de março de 2004 a Take-Two anunciou numa conferência de imprensa que Grand Theft Auto: San Andreas seria lançado em 19 de outubro daquele ano, na América do Norte, 22 de outubro na Europa e 29 de outubro na Austrália.[9] As primeiras notícias do conteúdo do jogo foram reveladas em 11 de março, quando foi divulgado que San Andreas não mais seria uma cidade, e sim um estado, que consistiria por sua vez de três cidades (não cidades inteiras, e sim uma parte delas) e todo o território em torno delas.
Em 9 de setembro daquele ano, no relatório financeiro do terceiro trimestre da Take-Two para 2004, foi anunciado que a data de lançamento seria adiada por uma semana. No mesmo comunicado, a empresa anunciou as versões do jogo para Microsoft Windows e Xbox.
San Andreas foi lançado para o PlayStation 2 em 29 de outubro, na Europa e Austrália, e no Japão em 25 de janeiro de 2005.[10] As versões para Windows e Xbox foram lançadas em 7 de junho de 2005, na América do Norte, e 10 de junho, na Europa us navy seals
Em 20 de outubro de 2008 o jogo passou a ser disponível para download no Xbox Live Marketplace, como um Xbox Original.[11]
[editar] Jogo
San Andreas está estruturado de maneira similar aos dois jogos anteriores da série Grand Theft Auto. A parte central do jogo consiste de elementos de um jogo de corrida combinado com um third-person shooter, e um ambiente aberto e livre que permite ao jogador interagir e se locomover. A pé, o personagem controlado pelo jogador é capaz de andar, nadar (o primeiro jogo da série na qual isto é possível), escalar e pular, além de usar armas e se envolver em diversos tipos de combates manuais. Os jogadores também podem controlar diversos tipos de veículos, incluindo automóveis, caminhões, barcos, aviões, helicópteros, trens, tanques, motocicletas e bicicletas. Os jogadores podem ainda comprar os veículos, em vez de simplesmente roubá-los.
O sistema de jogo aberto e não-linear permite aos jogadores explorar e escolher como desejam jogar o jogo exatamente. Embora as missões da trama sejam necessárias para o progresso através do jogo, e para destravar certas cidades e algum conteúdo do jogo, elas não são obrigatórias, e os jogadores podem completá-las quando quiser, e simplesmente vagar pelos territórios quando não as estiverem cumprindo. No entanto, criar muitos conflitos podem atrair atração indesejada - e potencialmente fatal - das autoridades; quanto mais caos causado, mais intensa a resposta: a polícia cuida das infrações menos graves, como ataque a transeuntes, apontar armas em locais públicos, roubo de carros, alguns assassinatos), enquanto equipes da SWAT, do FBI e até mesmo o exército americano respondem a distúrbios mais graves.
O jogador também pode participar de diversas missões opcionais; entre elas estão as tradicionais missões adicionais dos jogos anteriores, como dirigir um táxi e conduzir passageiros pela cidade, apagar incêndios com um carro de bombeiro, dirigir uma ambulância pela cidade e combater o crime, como justiceiro. Entre as novas adições estão missões onde o jogador pode desempenhar a função de assaltante ou cafetão, fazer entregas de carga através de trens e caminhões, e freqüentar escolas de direção e aviação - onde ele ainda pode desenvolver sua habilidade em muitos dos veículos existentes no jogo.
Ao contrário de Vice City e GTA III, que precisavam interromper o jogo para carregar mais dados sempre que o jogador se deslocava para distritos diferentes da cidade, o GTA: San Andreas não apresenta nenhum tipo de espera enquanto o jogador está se movimentando (o que é notável, já que seu mapa é muito maior que o dos jogos anteriores). As únicas cenas de carregamento no jogo são para ilustrar interlúdios ou antes de mostrar os interiores dos ambientes. Algumas outras diferenças entre o San Andreas e seus predecessores estão a possibilidade de multiplayer nas chamadas missões Rampage (embora não na versão para PC), e a mudança dos 'pacotes secretos' dos antecessores por pichações, fotografias, ferraduras e ostras que devem ser feitas ou coletadas pelo jogador.
Os controles de câmera, das lutas e do posicionamento do alvo das armas de fogo foram retrabalhados, de maneira a incorporar conceitos de outro jogo da Rockstar, Manhunt, incluindo diversos elementos de ações sigilosas,[12] assim como miras melhoradas e um mostrador da saúde do personagem, que muda de cor verde para vermelho ou negro dependendo do seu estado. A versão para PC ainda implementou acordes de mouse; o jogador deve segurar o botão direito do mouse para ativar a mira, e então clicar ou segurar o botão esquerdo para atirar ou utilizar algum item, como uma câmera fotográfica.
O jogador pode, pela primeira vez na série, nadar e subir em muros ou paredes.[13] A capacidade de nadar tem um grande efeito no personagem também, já que a água pela primeira vez não representa uma barreira impedindo a sua locomoção pelo cenário. Para um poder de fogo maior, os jogadores também podem ter duas armas ao mesmo tempo, ou fazer um tiroteio de dentro de um veículo (drive-by shooting), com outros membros da gangue. Devido ao imenso tamanho do mapa de San Andreas, uma marcação pode ser adicionada ao mapa HUD que é visualizado na tela, auxiliando o jogador a chegar a um destino.
A inteligência artificial do jogo também foi muito melhorada em relação a seus antecessores. O jogador não pode mais, por exemplo, espancar até à morte algum transeunte numa rua movimentada, em plena luz do dia, sem que haja alguma reação do público. Enquanto a maioria dos pedestres, por exemplo, pode fugir ou se esconder, alguns civis armados (como traficantes de drogas ou membros de outras gangues) podem atacar CJ, ao que os membros da gangue de CJ podem responder fogo e perseguir seus oponentes. Os policiais agora também perseguem personagens não-controlados pelo jogador que estejam cometendo crimes.
[editar] Veículos
No total existem no jogo cerca de 200 tipos de veículos, comparados a aproximadamente 85 no GTA III. Entre as novas adições estão bicicletas, buggies, colheitadeiras, limpadores de rua, hovercrafts, caças e tanques de guerra do exército e muitos outros. As características destes veículos e a física de sua movimentação são similares às da série de jogos de corrida Midnight Club, que permite mais controle do veículo no ar, assim como melhorias no motor e modificações estéticas.
Existem diversos tipos de veículos, para diferentes propósitos. Veículos off-road têm um desempenho maior em terrenos íngremes, enquanto carros de corrida saem-se melhor em pistas ou nas ruas. Aviões a jato e outros tipos de aeronave mais velozes precisam de uma pista de pouso e decolagem mais longa, enquanto helicópteros, embora mais lentos, podem pousar quase em qualquer lugar.
Se os antigos jogos da série Grand Theft Auto tinham poucas aeronaves, que eram difíceis de acessar e de serem pilotadas, San Andreas tem onze tipos de aviões e nove helicópteros, todos relativamente acessíveis e integrados às missões do jogo. Diversas embarcações foram adicionadas, e outras já existentes em outras edições da série foram modificadas.
Sinopse
Ambientação
San Andreas
País
Estados Unidos

Maior cidade Los Santos

Segunda Maior cidade Las Venturas

Cidade mais Violenta
Los Santos

Área protegida
Área 69

Grand Theft Auto: San Andreas se passa dentro do estado americano fictício de San Andreas, que se baseia em partes da Califórnia e de Nevada. Abrange três principais cidades fictícias: Los Santos, correspondente à Los Angeles real; San Fierro, correspondente à San Francisco real; e Las Venturas, que corresponde, juntamente com o deserto que a cerca, a Las Vegas e o deserto de Nevada e do estado vizinho do Arizona.[13] Os jogadores podem escalar o Monte Chiliad, com 800 metros de altitude (baseado no Monte Diablo), saltar de paraquedas de diversos picos e arranha-céus, e visitar doze vilas e cidades rurais, localizadas em três condados: Red County, Flint County e Bone Country. Entre outros destinos destacados estão a Represa Sherman (baseada na Represa Hoover), uma grande base militar secreta chamada "Área 69" (baseada na Área 51), entre outros pontos geográficos. San Andreas tem 36 quilômetros quadrados,[14] quase quatro vezes o tamanho de Vice City e cinco vezes o tamanho da versão de Liberty City do GTA III. Enquanto os mapas dos seus antecessores também eram restritos às áreas urbanas das cidades, San Andreas também inclui subúrbios e as áreas rurais entre cada uma delas.
Los Santos
Como sua equivalente na vida real, Los Angeles, Los Santos é composta por diferentes áreas, que incluem bairros infestados de gangues, como Ganton, Willowfield, Jefferson, Idlewood e East Los Santos, baseados em Compton, Willowbrook, Watts, Inglewood, e East Los Angeles, respectivamente. A cidade também tem uma movimentada seção central, baseada no centro de Los Angeles; distritos ricos, como Rodeo e Mulholland (Rodeo é baseado em Beverly Hills, e seu nome vem da Rodeo Drive); os distritos da praia, como Santa Maria Beach e Verona Beach, baseados em Santa Monica e Venice Beach; e a glamurosa Vinewood, com o gigantesco letreiro de Vinewood, baseados obviamente em Hollywood e seu Letreiro de Hollywood. Los Santos ainda apresenta diversos pontos turísticos reminiscentes de edifícios e construções existentes em Los Angeles, como as Watts Towers, o Los Angeles Convention Center, a Capitol Tower, a Prefeitura de Los Angeles, a U.S. Bank Tower, o Observatório Griffith, o Forum, o Píer de Santa Mônica, a Ponte Vincent Thomas, a Calçada da Fama de Hollywood, o Hotel Bonaventure Westin, e o Teatro Chinês de Grauman.
San Fierro
Como seu equivalente na vida real, San Francisco, San Fierro caracteriza-se por um sistema de bondes e um relevo acidentado. San Fierro possui diversas interpretações dos muitos distritos e pontos turísticos de San Francisco, como a região de Haight-Ashbury (Hashbury, no jogo), o distrito gay de Castro (Queens), Chinatown, e a Ponte Golden Gate (Gant Bridge). Diversos outros pontos familiares foram recriados, como a torre do relógio no Embarcadero e a Transamerica Pyramid (Big Pointy Building) até a Lombard Street (Windy Windy Windy Windy Street) e a Ponte da Baía de San Francisco–Oakland (Garver Bridge). A Prefeitura de San Fierro lembra muito a Prefeitura de San Francisco, e também podem ser vistos na cidade os restos do Cypress Street Viaduct, viaduto que desabou em 1989 durante o Terremoto de Loma Prieta. Uma base da marinha, próxima ao aeroporto da cidade, também tem um porta-aviões e um submarino ancorados na baía.Na cidade,Carl Johnson tem duas namoradas.Uma chamada Katie e outra chamada Michelle.
Las Venturas
Las Venturas, como sua equivalente, Las Vegas, é o lar do jogo legalizado e, consequentemente, de diversos cassinos, onde o jogador pode participar de diversas atividades: blackjack, vídeo-pôquer, roda da fortuna, roleta ou jogar caça-níqueis. Além de estabelecimentos destinados ao jogo, existem diversos bares de strip-tease na cidade. Diversos dos cassinos que realmente existem, na Las Vegas Strip, foram recriados fielmente na Strip de Las Venturas, incluindo o Excalibur Hotel and Casino (Come-a-Lot, no jogo), a esfinge e a pirâmide do Luxor Hotel (The Camel's Toe), Treasure Island (Pirates In Men's Pants), The Mirage (The Visage), Circus Circus (The Clown's Pocket), Hard Rock Hotel and Casino (Las Vegas) (V-Rock Hotel), Flamingo Las Vegas (The Pink Swan), Imperial Palace (Four Dragons Casino), e Caesars Palace (Caligula's Casino). Outros cassinos na cidade são o Starfish Casino, o High Roller, e o Royal Casino; outros pontos turísticos incluem uma réplica do célebre letreiro Welcome to Fabulous Las Vegas.[15] O personagem pode comprar quartos nos diversos hotéis da cidade; além disso, a cidade tem uma ampla área desértica em seu redor, além de subúrbios residenciais e shopping centers, bem como uma área decadente (Old Venturas Strip ), com diversos bares de strip-tease e casas de apostas, baseados na Old Vegas Strip.
Personagens
Os personagens que aparecem no GTA: San Andreas são relativamente variados, e estão relacionados às respectivas cidades e locais nos quais cada um deles se localiza; isto dá ao jogo uma amplitude significantemente maior para tramas e locações do que Grand Theft Auto III e Vice City. O jogador é responsável por controlar Carl "CJ" Johnson, um jovem negro pertencente a uma gangue.
As fases do jogo iniciais, que se passam em Los Santos, se passam em torno do tema da gangue de CJ, Grove Street Families, disputando com outras gangues, como os Ballas e os The Los Santos Vagos, por território e respeito. Organizações criminosas orientais, como a Tríade e uma gangue vietnamita Da Nang Boys, ficam evidentes na parte de San Fierro do jogo, enquanto três famílias da Máfia e, novamente, as Tríades - todos proprietários de cassinos - aparecem em destaque na seção de Las Venturas do jogo.
Como nos dois jogos anteriores da série, as vozes dos personagens de GTA: San Andreas são dubladas por artistas e celebridades, como David Cross, Andy Dick, Samuel L. Jackson, James Woods, Peter Fonda, Charlie Murphy, Frank Vincent, Chris Penn, Danny Dyer, Sara Tanaka, William Fichtner, os rappers Ice T, Chuck D, Frost, MC Eiht e The Game, e os cantores George Clinton, Axl Rose e Shaun Ryder.[16] O protagonista, CJ, é dublado por Young Maylay, que faz seu trabalho de estréia.
Ao longo das várias missões do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, que ocorre ficticialmente em 1992, uma série de personagens recorrentes aparecem. Esses personagens são listados aqui.
Muitos personagens foram dublados por artistas veteranos, como Samuel L. Jackson, James Woods e Frank Vincent. Rappers da Costa Oeste dos Estados Unidos, como o MC Eiht, Ice T, Frost e The Game.
Carl Johnson
Primeira aparição em: A introduçao Cutscene inicial
Carl "CJ" Johnson, (Los Santos, 13 de Junho de 1968) é o principal protagonista de Grand Theft Auto: San Andreas e é o único personagem jogável do jogo. O personagem é dublado pelo rapper Young Maylay.
Após a morte de seu irmão caçula (1987), Carl decide ir para Liberty City. Lá, vive fazendo pequenos serviços para Joey Leone (filho de Salvatore Leone), até 1992 quando sua mãe é assassinada, o que obriga-o a voltar para a sua cidade natal para o funeral de sua mãe. Logo que chega em Los Santos é abordado por membros do C.R.A.S.H. (Community Resources Against Street Hoodlums), um grupo de policiais corruptos formado por Frank Tenpenny, Eddie Pulaski e Jimmy Hernandez. Durante todo o jogo Carl é forçado a trabalhar para a C.R.A.S.H. sob a ameaça de culpa-lo pelo assassinato do policial Ralph Pendelbury e de matar seus entes queridos, caso ele não colabore com os seus pedidos. Carl, obrigado a ficar em Los Santos decide começar a reconstruir a vida que deixou cinco anos atrás. CJ tenta ajudar a reerguer a antiga gangue de seu bairro, a Grove Street Families, e a gangue aliada Varrios Los Aztecas, lutando com as gangues rivais Front Yard Ballas e Los Santos Vagos. CJ precisa também livrar seu bairro do comércio de crack e recuperar o território perdido para as gangues rivais. Após conseguir reerguer sua gangue, CJ acaba descobrindo que os seus amigos e membros da Grove Street Families trairam a gangue. Quando CJ descobre a traição, Big Smoke arma uma emboscada para o irmão de CJ, Sweet que é atacado por membros da gangue Ballas. CJ consegue entrar no confronto e salvar seus irmão, mas após o tiroteio, a polícia chega e prende Sweet e CJ. Sweet é preso e é acusado de diversos crimes, já CJ é liberado pelos membros do C.R.A.S.H numa área rural de San Andreas para assim, continuar executando trabalhos ilegais para os policias corruptos membros do C.R.A.S.H. Enquanto CJ está longe de Los Santos, as gangues rivais tomam conta da cidade, derrotando a Grove Street Families.
Após praticar vários crimes nas zonas rurais do estado, CJ decide recomeçar novamente sua vida em um antigo posto de gasolina em San Fierro junto com seus sócios (sua irmã Kendl, o namorado de Kendl: Cesar, e o hippie The Truth.) Em San Fierro, Carl faz muitos favores para Wu Zi Mu(o chefe dos Tríades Chineses de San Fierro) e infiltrado, consegue destruir o maior cartel de drogas da cidade, o Loco Syndicate, formado pelo traficante T-Bone Mendez, Ryder (ex-amigo de CJ), Mike Toreno e Jizzy B. matando todos os membros. Após conseguir sua vingança e matar Ryder, CJ recebe uma ligação com alguém dizendo que tinha informações sobre seu irmão preso, o que obriga CJ á ir para o deserto onde reside Mike Toreno, que sobreviveu ao ataque de Carl em San Fierro e revela-se ser um agente do governo disfarçado. Agora, CJ começa a trabalhar para Toreno que em troca promete ajudar seu irmão a sair da prisão. CJ acaba indo para Las Venturas, uma cidade repleta de cassinos para novamente trabalhar para Wu Zi Mu e ajudá-lo a eliminar a concorrência com o cassino das máfias italianas planejando um assalto no mesmo.
Enquanto está em Las Venturas, CJ resolve ajudar Madd Dogg, o maior rapper de Los Santos que entrou em crise após plagiarem suas rimas. Juntos, Carl e Madd recuperam e desmascaram o plagiador OG Loc. Carl também Mata Pulaski, Tenpenny mata Hernandez em Las Venturas e volta para Los Santos (que está em caos após sua gangue perder território). Toreno cumpre sua parte no acordo feito com CJ e faz com que a libertação de seu irmão mais velho Sweet aconteça. Após voltar para a cidade que foi exilado, CJ planeja continuar na vida de luxo que alcançou em Las Venturas, voltando-se para o empreendimento e négocios, mas Sweet, pensa diferente: Ele pretende continuar na Groove Street, acabar de uma vez por todas com o tráfico de crack no bairro e restabelecer os territórios da Grove Street Families. CJ no início não aceita continuar na mesma vida que tinha deixado para trás, mas acaba sendo convencido por Sweet e ajudando o irmão. Enquanto isso, o oficial Tenpenny é finalmente preso e posto em julgamento por diversos crimes e delitos, mas ele acaba sendo inocentado por falta de testemunhas contra ele (durante grande parte do jogo CJ é obrigado a matar ou colocar medo em pessoas que podiam incrimina-lo). Após a notícia a população de Los Santos inicia um grande motim em protesto contra a libertação de Tenpenny o que deixa a cidade em caos. Durante esse caos, CJ finalmente consegue invadir o laboratório de crack de Big Smoke e mata-lo. Logo depois, persegue Tenpenny que foge num caminhão dos bombeiros e acaba se envolvendo num acidente e morrendo, acabando com o motim.
No fim do jogo, Madd Dogg visita CJ em sua casa para dizer que recebeu um disco de ouro e agradecer por toda a ajuda.
Ao longo do jogo, Carl pode conquistar várias namoradas: Denise em Los Santos, Millie em Las Venturas, Bárbara em El Quebrados, Helena em Flint County e Michele e Katie em San Fierro. Ao contrário dos outros personagens, a aparência de CJ pode ser modificada ao gosto do jogador, podendo ser gordo, magro, musculoso ou "normal". Mas dependendo da sua escolha isso afeta o seu desempenho como em correr longas distâncias, pular muros ou até na força de seus golpes.
Primeira aparição em: The Introduction; Cutscene inicial Morto em: End of the Line
Frank Tempenny (San Fierro, 21 de dezembro de 1948- Los Santos, 12 de outubro de 1992 foi um policial corrupto do Departamento de Polícia de Los Santos (LSPD) e chefe da C.R.A.S.H, servindo como o principal antagonista do jogo. Tenpenny tinha sua própria filosofia: "domine alguns crimes para alcançar um bem maior". Aparentemente fez sentido o que ele disse, mas, na realidade Tenpenny e sua unidade eram corruptos pois recebiam propina para tirar queixas e tem negócios com líderes de gangues. Com o poder da lei nas mãos dele, as provas sempre somem. Eles podiam matar indiscriminadamente e parte dos lucros das gangues iam para a C.R.A.S.H. Ajudando Tenpenny estão Eddie Pulaski e Jimmy Hernandez. No vídeo inicial do jogo, um quarto membro chamado Ralph Pendelbury aparece, porém Tenpenny o matou para incriminar CJ e obrigá-lo a fazer "favores" em nome da C.R.A.S.H.
A dublagem de Tempenny foi feita por Samuel L. Jackson.
idade 25 anos (1967-1992)
Primeira Aparição em: Sweet e Kendl
Sean "Sweet" Johnson ou Sweet (Nascido em 14 de março de 1967 em Los Santos, San Andreas) é o mais velho dos irmãos Johnson. Vive na casa ao lado da Johnson's House. Sweet tem uma namorada asiática, que só aparece em uma missão. Sweet permaneceu controlando a Grove Street Families enquanto Carl estava em Liberty City. Ao longo da história, Sweet continua dedicado a sua família e a gangue. Após a morte de Brian, Sweet culpa CJ pelo assassinato do caçula, então Carl deixa Los Santos. Após seu regresso, CJ ajuda Sweet e o resto da gangue na restauração da sua antiga gangue. No meio da história, Sweet é preso, depois de ser emboscado pelos Ballas. Foi deixado entre a vida e a morte, e posteriormente detido pela polícia. Depois de se recuperar num hospital prisional, ele é colocado na prisão entre dois psicopatas. Sweet foi libertado após CJ ter feito alguns trabalhos para Mike Toreno. Sweet e CJ, então, voltam para Los Santos, e reconstruem o poder da GSF no bairro novamente.
Primeira aparição em: Big Smoke Morto em: End of Line
Melvin Harris conhecido como "Big Smoke" ou simplesmente "Smoke", (Los Santos, San Andreas, 21 de junho de 1944) é um membro da Grove Street Families. Ainda no início do enredo, há vários sinais de Big Smoke mostrando deslealdade à gangue. Ele se muda de Grove Street para Idlewood (território dos Ballas), e há suspeitas de que ele pagou a casa com dinheiro de drogas, apesar da sua insistência em que o dinheiro era de uma tia. Além disso, Big Smoke mostrou, na ocasião, pouco interesse em ajudar sua gangue. Como visto na missão "Drive Thru" quando Ryder e Sweet estavam atirando em um carro dos Ballas,mas Smoke não atirou no carro dos Ballas nenhuma vez. Smoke também é visto em contato com outros grupos fora de Los Santos, como a máfia russa e os San Fierro Rifa. Além disso, Frank Tenpenny aparece na casa de Big Smoke durante o início de várias missões, sugerindo familiaridade, embora Smoke diga apenas que eles estão tentando extrair informações dele
Primeira aparição em: Cesar Vialpando
Cesar Vialpando é o namorado de Kendl (irmã de CJ) e líder da gangue hispânica, Varrios Los Aztecas. Inicialmente, CJ desconfia dele, mas com o tempo se tornam grandes amigos. Eles se conhecem após CJ ganhar um lowrider. Cesar ajuda a Grove Street Families a voltar ao topo, e continua sendo um fiel aliado durante todo o jogo. É também um excelente motorista. Como ele, CJ e Kendl foram forçados a deixar Los Santos após os Ballas dominarem a cidade. Enquanto estava no exílio, apresenta CJ à sua prima, Catalina. Após chegar em San Fierro, ele e CJ trabalham juntos para se vingar das pessoas que os arruinaram. Juntos, mataram "T-Bone Mendez". Mais tarde, Cesar coloca sua habilidade na direção para lucrar e, junto com CJ, obtém vários carros desportivos para o recém-criado "carro-negócio". Durante uma das últimas missões do jogo, "Los Desperados", Cesar diz que quer pedir Kendl em casamento. Ele quer falar com CJ e Sweet sobre o assunto, porque Sweet exprime a sua desaprovação nas primeiras fases do jogo.
Primeira Aparição em: Wu Zi Mu Wu Zi Mu (conhecido pelos mais íntimos como "Woozie") é o líder da Tríades, localizada em San Fierro e Las Venturas, onde ele é proprietário de um recém-inaugurado casino, o Four Dragons. Em Las Venturas, Woozie e Carl fazem um assalto ao casino Caligula's Palace. Woozie é apelidado de "The Lucky Mole", pois ele é abençoado com boa sorte, mais notadamente a partir de sua capacidade de competir em uma corrida automobilística e Carl batendo em uma rodada de jogos de vídeogame, apesar de toda sua cegueira. Existem, no entanto, ocasiões em que ele bate em paredes, bem como indicações de que seus homens manipulam os resultados dos jogos com Woozie a fim de que ele vença sempre. Por exemplo, em um jogo dele contra CJ, Woozie mantém pedindo cartões até que ele finalmente fica com um 47 (mais tarde chamando Carl de "má sorte"). Outra vez, enquanto pratica golfe em seu escritório, seus capangas movem o buraco (um copo) no caminho de Woozie e fora do caminho para o CJ. Woozie também é incapaz de nadar, já que seus outros sentidos são ineficazes dentro da água.
Personagens de Apoio
Eddie Pulaski
Eddie Pulaski é um dos parceiros de Frank Tenpenny. Pouco a pouco, Tenpenny lhe mostrou a "verdade" da forma como a lei deve ser tratada na C.R.A.S.H quando se lida com gangues. Ao longo dos anos ele desenvolveu um elevado nível de confiança com Tenpenny e uma irreverente perspectiva sobre como seguir a lei. Ele atuou com Tenpenny sendo um fiel escudeiro a maior parte do tempo, fazendo numerosas atividade ilegais e encobrindo a verdade. No deserto de Bone County, eles matam Jimmy Hernandez por revelar informação às autoridades. Pulaski é morto por CJ durante uma perseguição depois de irritá-lo com numerosos comentários sobre sua irmã. Nesta missão Pulaski diz que queria matar CJ, e que Tenpenny o convencia a mantê-lo vivo. Antes de matá-lo CJ tenta ainda, em vão, fazer Pulaski perceber que era apenas usado por Tenpenny. Seu último pedido foi o de fazer sexo com Kendl, porém Carl dá um chute fatal em sua cabeça, matando-o. Tempos depois, quando Tenpenny está sendo julgado num tribunal, acusa Pulaski por todos os crimes cometidos pela C.R.A.S.H. e sai impune.
Jimmy Hernandez
Jimmy Hernandez é um policial corrupto membro do Departamento de Polícia de Los Santos e do C.R.A.S.H. Hernandez tinha vindo trabalhar no Serviço Reservado desde a adesão à força, mas acaba se juntando a Tenpenny. No entanto, Hernandez é um policial disfarçado, que está tentando obter provas sobre Tenpenny e Pulaski. Hernandez quase é descoberto, depois de dizer que uma disputa doméstica o fez chegar atrasado. Tenpenny o manda sair do carro, fazendo menção de que ia matá-lo, no entanto ele é visto mais tarde no jogo. Hernandez pede para Carl fotografar Ralph Pendelbury, que teve sua vida ameaçada. Hernandez continua ajudando Tenpenny a controlar cada uma das quatro gangues de Los Santos. Eles ordenam o assassinato de Pendelbury.
Kendl Johnson
Kendl Johnson (4 de agosto de 1971 em Los Santos, San Andreas) é a mais nova dos irmaõs Johnson. Ela namora Cesar Vialpando, um membro dos Varrios Los Aztecas, que são aliados da Grove Street Families. Depois que é descoberta a traição de Big Smoke e Ryder, CJ pede que Cesar dê segurança a ela na fuga de Los Santos. Mais tarde na história, Cesar pede Kendl em casamento, mas a resposta não é revelada ao jogador. Kendl é uma mulher inteligente e pragmática e, embora seus irmãos tenham optado pelo crime, ela poderia tornar-se bem sucedida dentro dos limites da lei. Ela possui talento como empreendedora, força de vontade, criatividade e senso de liderança. É um pouco intolerante para com choramingos ou queixas, o que faz os outros a descreverem como mandona.
Ryder Wilson
Lance Wilson, mais conhecido como Ryder, foi por um longo tempo membro da gangue Grove Street Families. Ele é famoso por ser sempre o bagunceiro,estar sempre fumando e estar sempre drogado. É o tagarela do grupo, gosta de comentar sobre as pessoas e o trânsito. CJ diz em uma missão que ele foi expulso da escola por bater num professor. Ryder alega que foi porque ele era muito inteligente para a escola, no entanto, Carl diz que foi porque o professor estava usando as cores da gangue Ballas. Mais tarde no jogo, a mando de Frank Tenpenny, Ryder adere ao Loco Syndicate e, assim, se torna inimigo da Grove Street Families. Ele convence Carl Johnson a roubar armas e munições de um trem, roubar um coronel reformado do Exército e roubar caixas de armas de um depósito da Guarda Nacional Tempos depois, Carl finalmente o mata durante uma perseguição de barco,na missão Píer 69.
Personagens de Apoio
Eddie Pulaski
Eddie Pulaski é um dos parceiros de Frank Tenpenny. Pouco a pouco, Tenpenny lhe mostrou a "verdade" da forma como a lei deve ser tratada na C.R.A.S.H quando se lida com gangues. Ao longo dos anos ele desenvolveu um elevado nível de confiança com Tenpenny e uma irreverente perspectiva sobre como seguir a lei. Ele atuou com Tenpenny sendo um fiel escudeiro a maior parte do tempo, fazendo numerosas atividade ilegais e encobrindo a verdade. No deserto de Bone County, eles matam Jimmy Hernandez por revelar informação às autoridades. Pulaski é morto por CJ durante uma perseguição depois de irritá-lo com numerosos comentários sobre sua irmã. Nesta missão Pulaski diz que queria matar CJ, e que Tenpenny o convencia a mantê-lo vivo. Antes de matá-lo CJ tenta ainda, em vão, fazer Pulaski perceber que era apenas usado por Tenpenny. Seu último pedido foi o de fazer sexo com Kendl, porém Carl dá um chute fatal em sua cabeça, matando-o. Tempos depois, quando Tenpenny está sendo julgado num tribunal, acusa Pulaski por todos os crimes cometidos pela C.R.A.S.H. e sai impune.
[editar] Jimmy Hernandez
Jimmy Hernandez é um policial corrupto membro do Departamento de Polícia de Los Santos e do C.R.A.S.H. Hernandez tinha vindo trabalhar no Serviço Reservado desde a adesão à força, mas acaba se juntando a Tenpenny. No entanto, Hernandez é um policial disfarçado, que está tentando obter provas sobre Tenpenny e Pulaski. Hernandez quase é descoberto, depois de dizer que uma disputa doméstica o fez chegar atrasado. Tenpenny o manda sair do carro, fazendo menção de que ia matá-lo, no entanto ele é visto mais tarde no jogo. Hernandez pede para Carl fotografar Ralph Pendelbury, que teve sua vida ameaçada. Hernandez continua ajudando Tenpenny a controlar cada uma das quatro gangues de Los Santos. Eles ordenam o assassinato de Pendelbury.
[editar] Kendl Johnson
Kendl Johnson (4 de agosto de 1971 em Los Santos, San Andreas) é a mais nova dos irmaõs Johnson. Ela namora Cesar Vialpando, um membro dos Varrios Los Aztecas, que são aliados da Grove Street Families. Depois que é descoberta a traição de Big Smoke e Ryder, CJ pede que Cesar dê segurança a ela na fuga de Los Santos. Mais tarde na história, Cesar pede Kendl em casamento, mas a resposta não é revelada ao jogador. Kendl é uma mulher inteligente e pragmática e, embora seus irmãos tenham optado pelo crime, ela poderia tornar-se bem sucedida dentro dos limites da lei. Ela possui talento como empreendedora, força de vontade, criatividade e senso de liderança. É um pouco intolerante para com choramingos ou queixas, o que faz os outros a descreverem como mandona.
Ryder Wilson
Lance Wilson, mais conhecido como Ryder, foi por um longo tempo membro da gangue Grove Street Families. Ele é famoso por ser sempre o bagunceiro,estar sempre fumando e estar sempre drogado. É o tagarela do grupo, gosta de comentar sobre as pessoas e o trânsito. CJ diz em uma missão que ele foi expulso da escola por bater num professor. Ryder alega que foi porque ele era muito inteligente para a escola, no entanto, Carl diz que foi porque o professor estava usando as cores da gangue Ballas. Mais tarde no jogo, a mando de Frank Tenpenny, Ryder adere ao Loco Syndicate e, assim, se torna inimigo da Grove Street Families. Ele convence Carl Johnson a roubar armas e munições de um trem, roubar um coronel reformado do Exército e roubar caixas de armas de um depósito da Guarda Nacional Tempos depois, Carl finalmente o mata durante uma perseguição de barco,na missão Píer 69.
Madd Dogg










Madd Dogg (Los Santos, 3 de Maio de 1956) é um dos rappers mais conhecidos de Los Santos. Quando CJ retorna a Los Santos, Madd Dogg estava no auge de sua carreira, tendo lançado até a sua própria grife, bem como inúmeros outros produtos. A carreira de Madd Dogg sofre um trágico declínio quando CJ rouba seu livro de rimas e mata o seu empresário, Alan Crawford. Carl faz isso em um esforço para ajudar OG Loc na sua carreira musical (que sem ajuda não passaria de um sonho). Madd Dogg passa pela depressão, se afundando na bebida e dívidas de jogo. Ele perde sua mansão em Mulholland para o traficante Big Poppa, e quase todo o seu dinheiro em um casino de Las Venturas. Numa tentativa de cometer suicídio, Madd Dogg aparece no alto de um casino, bêbado, e ameaça pular. A multidão começa a apostar, e essa confusão atrai CJ para o local. Carl o salva deixando-o cair nas caixas de papelão do caminhão que dirigia. Após conhecer mais Carl, Madd Dogg pede que ele seja seu empresário. Além disso, CJ adquire sua confiança ao recuperar sua mansão (matando Big Pappa) e restaurar seu nome no mundo do rap. Os dois vão atrás de OG Loc para recuperar as rimas e fazem Loc desistir do rap. Na cena final do jogo, Madd Dogg aparece na casa de CJ com um disco de ouro. Ele pode ser ouvido nas rádios Radio Los Santos e em WCTR, onde é comentado sobre ele receber o disco de ouro e seu novo empresário, Carl "CJ" Johnson.
Albums:
• Hustlin' Like Gangstaz (1990).
• Still Madd (1990).
• 24 Carat Dogg (1991).
• Forty Dogg (1993).
• Never Leave a Dog Behind (1994).
• Still Madd 2 (1998)
OG Loc
Jeffrey Cross, mais conhecido como OG Loc, (Las Payasadas, 19 de dezembro de 1970) é um personagem de Grand Theft Auto: San Andreas. Dublado por Jonathan Anderson.
OG Loc originalmente queria ir para a faculdade, e era até incentivado por Sweet e Big Smoke. No entanto, começa a burlar a lei, de forma a ser preso. Enquanto estava preso, OG Loc teve uma relação homossexual com um membro da gangue Los Santos Vagos, Freddy. Após ser solto, Loc e Carl Johnson perseguem Freddy pelas ruas de Los Santos até matá-lo. Loc também pede a Carl que roube o livro de rimas de Madd Dogg e um sistema de som, bem como matar o empresário de Madd Dogg, o Alan Crawford. Isto, enquanto trabalhava na lanchonete Burger Shot como um "técnico de higiene" ou, no popular, um faxineiro.
Jizzy B
Jizzy B. é o maior cafetão de San Fierro e proprietário do clube Pleasure Dome (Cúpula do Prazer), que está localizado debaixo da Battery Point. Um lugar de entretenimento adulto, onde Jizzy rodeia-se com prostitutas, a quem ele constantemente agride física e verbalmente. Ele é um dos membros do Sindicato Loco, que fornece drogas para as gangues de Los Santos. Carl se infiltra no clube de Jizzy para descobrir informações sobre o Sindicato. Depois Jizzy aparece negociando a localização de um "grande negócio", que seria entre o Loco Sindicato e representantes de Big Smoke (incluindo Ryder). Sabendo que isso afetaria as economias de Smoke, Carl tenta matar Jizzy em seu clube, mas Jizzy escapa. Ele é morto durante uma perseguição, logo após fugir do clube.
Jizzy foi dublado por Yaya Toure.
Catalina
Catalina Brooke Vialpando Burns (Angel Pine, 22 de outubro de 1965) é prima de Cesar Vialpando. Vive numa cabana em Fern Ridge, próxima a cidade de Montgomery. Ela odeia os homems, com exceção de (alguns) namorados dela. Conhece Carl Johnson em Dillimore e os dois começam a roubar vários estabelecimentos na área. Catalina e Carl começam também um relacionamento, que acaba rapidamente devido ao comportamento "sócio-sexo-agressivo" de Catalina. Ela encontra um novo namorado, Claude (protagonista de GTA3), e deixa San Andreas para viver em Liberty City. Mais tarde, ela tenta reconquistar o amor de Carl, mas não consegue. Catalina acaba morrendo em Grand Theft Auto III, assassinada por seu namorado Claude Speed.
The Truth
The Truth é um velho hippie que mora em San Fierro. Ele tinha uma fazenda nos arredores da cidade. Carl Johnson o conheceu quando estava fugindo de Los Santos. Ele pede a CJ que o ajude roubando uma ceifeira debulhadora que estava na sua própria fazenda, após a polícia ter conhecimento do local. Depois que CJ compra uma pista abandonada a oeste de Las Venturas Truth, mais uma vez, procura CJ. Desta vez para roubar equipamentos militares, um Jetpack e um cilindro contendo uma desconhecida gosma verde. Aparentemente louco de pedra, Truth parece bem consciente das conspirações governamentais que ele tanto fala. Tais conspirações incluem até os serviços policiais, cujo Carl começa a acreditar quando conhece Mike Toreno. O carro de Truth é uma kombi hippie ("The Mothership"), que é toda desenhada em tons azuis e floridos. Ele alega fazer viajens astrais de vez em quando. Apresenta a Carl a dupla de mecânicos hippies Dwaine e Jethro, juntamente com o perito em electrônica, Zero.
Mike Toreno
Mike Toreno é um agente disfarçado (muito provavelmente a CIA ou NSA; o seu posterior diálogo excluiu o FBI), que "fornece" drogas para o Loco Syndicate. No começo sua presença é quase nula, mas se torna essencial futuramente. Toreno é raptado pela gangue Da Nang Boys, que rouba uma van com grogas (e Toreno) dentro, mas CJ e T-Bone Mendez localizam o veículo. Toreno desconfia quando vê CJ (que viu o seu rosto) e ameaça matá-lo. Após a morte de Jizzy B. e dos seus associados, o Sindicato estava extinto. Toreno era o único que faltava, depois de CJ tentar matá-lo, Toreno entra em um helicóptero e foge. Carl o persegue e abate seu helicóptero, mas não mata, porém ele (Carl), não sabe disso.
Dublado por James Woods
Ken Rosenberg
Ken Rosenberg é o gerente do Caligula's Palace, que é propriedade de três famílias da Mafia: os Leone, Forelli e Sindacco. Temendo sua morte às mãos de uma dessas famílias, ele rapidamente retorna ao uso de drogas, tendo passados poucos meses "limpo". Rosenberg pede a ajuda de Carl Johnson para impedir o estouro de uma guerra entre as famílias. Após Carl acabar com a ameaça, ele se torna um contabilista para Madd Dogg.
Também aparece em: Grand Theft Auto: Vice City.
Salvatore Leone
Salvatore Leone é o Don da Família Leone, que reside em Liberty City. Ele já investiu US $ 5 milhões no Caligula's Palace e detém um terço do casino, assim como os Forelli e os Sindacco. Salvatore emprega CJ para eliminar as outras duas famílias, no entanto Carl, após eliminá-las, executa um assalto ao casino junto com Wu Zi Mu. Em Las Venturas, ele encontra a sua futura esposa, Maria Latore.
Também aparece em: Grand Theft Auto III e Grand Theft Auto: Liberty City Stories.
Personagens Menores
Old Reece
Old Reece é um barbeiro, visto em "Old Reece's Hair Facial Studio" em Idlewood, Los Santos. Ele conhece a família Johnson a um longo período de tempo. É sugerido que ele possua a doença de Alzheimer, uma vez que Ryder faz menção sobre Reece ter "ferrado sua membrana anos atrás". Reece ostenta uma forte semelhança com ator Morgan Freeman.
Emmet
Emmet é um personagem original de Grand Theft Auto, mas faz uma aparição menor em Grand Theft Auto: San Andreas. É membro do Seville Boulevard Families, uma gangue aliada a Grove Street Families. Emmet fornece armas para Carl Johnson a qualquer momento do jogo, basta ir num beco de Willowfield, Los Santos. Embora ele seja incapaz de competir com a Ammu-Nation, que possui um número maior de armas disponíveis, sempre é possível correr pro Emmet nas horas de desespero. Ele abastece não só a Seville Boulevard Families, mas também a Temple Drive Families e Grove Street Families há mais de trinta anos. Ele aparenta ter problemas de visão,o que é mostrado quando,na missão 9mm's e AK's,ele não reconhece CJ,pensando que era seu irmão Brian.
Foi dublado por Eugene Jeter Junior.
B-Dup
Mark Wayne, conhecido como B-Dup, é um personagem original da série Grand Theft Auto, que aparece com um papel menor em Grand Theft Auto: San Andreas. Wayne era um membro da Grove Street Families que começou a se afastar e vender drogas. Através das drogas escravizou Barry Thorne (Big Bear), que se viciou e fazia de tudo por mais drogas. Em um determinado momento é possível ouvir B-Dup na rádio WTCR, dizendo que "o problema no bairro é que lá não tem drogas o suficiente".
Foi dublado por The Game.
Big Bear
Barry Thorne, conhecido como Big Bear, é um personagem original de Grand Theft Auto, que aparece com um papel menor em Grand Theft Auto: San Andreas. Thorne é um membro da Grove Street Families e está a anos junto a gangue. Entre 1987 e 1992 ele começou a usar drogas, provavelmente incentivado por B-Dup. Com o tempo Bear se tornou uma espécie de empregado de B-Dup e fazia diversas tarefas como limpar, lavar e passar. Bear perdeu muito respeito e acabou largando a Grove Street Families para obter mais drogas. No entanto, eventualmente Bear confronta B-Dup e decide parar com as drogas. Sweet ajuda Bear com a desintoxicação.
Bear foi dublado por kurt Alexander, mas nos créditos aparece Big Boy.
Denise Robinson
Denise Robinson é uma das namoradas de Carl Johnson. Mora em Los Santos. Ele a conhece após resgatá-la de um incêndio. Quando Carl sai com Denise, ela gosta de ir para áreas das gangues inimigas locais e matar pedestres. Ela diz ter três filhos, mas nenhum deles aparece durante o jogo. Denise é simpatizante da Grove Street Families, mas não usa roupas verdes, a cor da gangue. Ela faz um "shout out" na Rádio Los Santos, onde ela diz estar "desesperada" por atenção de Carl Johnson. Ela é um personagem jogável no multiplayer na versão Xbox e PS2.
Denise foi dublada por Heather Alicia Simms.
Claude
Claude é introduzido na missão: "Farewell, my love…" - "Adeus, meu amor…", mas pode ser visto também na missão " Wu Zi Mu". Claude é o protagonista (supostamente) mudo de Grand Theft Auto III. Aparece brevemente no jogo, tanto que se o jogador não estiver atento nem o verá. Torna-se namorado de Catalina após ela e Carl terminarem o relacionamento. Claude e Catalina deixam San Fierro e passam a morar em Liberty City. Lá, os dois passam a roubar bancos. Claude é personagem fixo de GTA III, onde já se passaram nove anos. A história de Claude continua em GTA III, onde Catalina o trai com outro homem e isso é descoberto por Claude. Assim, Claude acaba matando Catalina.
T-Bone Mendez
T-Bone é um dos três membros do Loco Syndicate juntamente com Mike Toreno e Jizzy B. É o líder da gangue San Fierro Rifa, sitiada em San Fierro. T-Bone é um homem desconfiado, e é visto batendo num homem até a morte durante um vídeo. Tudo leva a crer que ele estivesse interrogando o sujeito. T-Bone trabalha com Carl Johnson em algumas missões do Syndicate, mas é morto por Carl, Cesar Vialpando e os homens de Wozzie durante um tiroteio. Não se tem certeza se ele é o terceiro irmão de Armando e Diego Mendez (de Grand Theft Auto: Vice City Stories), mas cogita-se que seja.
Foi dublado por Kid Frost, que pode ser ouvido na Rádio Los Santos com a música La Raza.
Kent Paul
Kent Paul é um produtor que foi apresentado em Grand Theft Auto: Vice City, quando atuava como informante de Tommy Vercetti. No final, Kent Paul havia retornado para a Inglaterra. Lá ele se tornou um produtor extraordinário, lançando uma banda, o Gurning Chimps, a San Andreas. Infelizmente, depois que os rapazes da banda foram com The Truth para um safari peiote no deserto de Las Venturas, eles se perderam. Resgatado por CJ, que foi enviado para encontrá-los, Paul segue para Las Venturas para ver o seu velho amigo, Ken Rosenberg ou "Rosie", como ele o chama (os dois se conheciam desde GTA: Vice City). Salvatore Leone amarra Paul e Maccer pelo lado de fora da janela do escritório de Rosenberg no Casino Palácio Caligula's. CJ consegue salvar Paul, Rosenberg e Maccer fingindo suas mortes, o que lhes permitiu escapar de Las Venturas. Mais tarde, Paul começa a produzir os discos de Madd Dogg's.
Kent Paul foi dublado por Danny Dyer.
Maccer
Maccer (nascido em 1965, em Salford, Inglaterra). É o vocalista da banda Gurning Chimps e está em sua primeira turnê na América. Pouco se sabe sobre Maccer, exceto que ele inventou o estilo musical que ficou conhecido como "Baggy". Maccer já foi preso inúmeras vezes por atentado ao pudor, causado pela sua constante masturbação.
Zero
Zero (nascido em 24 de abril de 1964), tem 28 anos de experiência como perito em eletrônica. Seu negócio está a beira da falência. Isso devido ao seu rival e arqui-inimigo Berkley, que possui uma empresa semelhante. A rivalidade entre Zero e Berkley começou em uma feira de ciências, onde Zero ia vencer, porém Berkley trapaceou e venceu. Zero é apresentado a Carl Johnson por The Truth. Com sua perícia em electrônica, ele poderia ajudar Carl Johnson em seu projeto. Mais tarde, Zero telefona para Carl para ver se ele pode ajudá-lo com sua loja. Carl precisa comprar a loja de Zero, ou ele será despejado. A partir daí os dois começam a lutar contra Berkley e, após vencê-lo, a loja de Zero(Carl) torna-se a única do seu tipo na cidade.
Foi dublado por David Cross, a aparência de Zero também fora baseada em Cross.
Ran Fa Li
Ran Fa Li, também conhecido como Farlie, é o líder da Red Gecko Tong Tríades em San Fierro. Ele fica calado durante todo o jogo, apenas grunhindo quando quer falar algo, por isso ele tem um tradutor com ele o tempo todo (que parece compreender seus resmungos). CJ faz poucos serviços para Wu Zi Mu em nome de Ran Fa Li, sendo o mais importante conduzir uma caminhonete para fora de San Fierro como um chamariz, para atrair os Da Nang Boys para longe de Ran Fa Li. Com seus serviços bem prestados, CJ ganha a confiança de Ran Fa Li. Ran Fa Li também é o terceiro dono do Casino Quatro Dragões (juntamente com Wu Zi Mu e Carl Johnson).
Su Xi Mu
Su Xi Mu, conhecida como Suzie, é o tradutor de Ran Fa Li que entende seus grunhidos e é um membro do alto escalão do grupo Mountain Cloud Boys na San Fierro Tríades e ajuda a administrar o Four Dragons Casino. Ele é assistente de Wu Zi Mu e o ajuda em suas atividades diárias. Devido aos nomes semelhantes, é possível que Wu Zi Mu e Su Xi Mu sejam irmãos, mas isso não é nem sugerido na história.
Dwayne e Jethro
Dwayne (anteriormente digitadas como Dwaine) e Jethro se conhecem desde quando moravam em Vice City, onde era proprietário de um clube que foi comprado por Tommy Vercetti. Isto é referenciado quando The Truth diz: "… não conheço ninguém melhor do que esses dois caras para trabalhar em motores marítimos, até a máfia comprou uma de suas propriedades lá em Vice." Quando é apresentado em San Andreas, Jethro está trabalhando no Xoomer Gás Station, em San Fierro, enquanto Dwayne faz um cachorro-quente numa van. Ambos aceitaram voltar a serem mecânicos e trabalhar na garagem de CJ. Os dois fumam maconha e estão intimamente ligados a The Truth.
Johnny Sindacco
Johnny Sindacco é membro da Família Sindacco e filho de Paulie Sindacco (que é inexpressivo, neste jogo, mas está implícito a assumir uma posição de destaque na família por meados de 1992). Os Sindacco tem negócios em Liberty City e Las Venturas. Quando CJ chega em Las Venturas para ver Woozie e o recém-inaugurado casino, Johnny é capturado quebrando alguns dos caça-níqueis. Como os homens de Woozie estão prestes a executar Johnny, CJ intervém e prende Johnny ao capô de um carro. CJ, então, leva o carro em alta velocidade por uma estrada, a fim de assustar Johnny para que ele diga qual família ordenou o ataque. Tendo sido traumatizado pela experiência, Johnny fica se recuperando no hospital. Em um ponto, capangas dos Forelli sequestram a ambulância que levava Johnny, a fim de matá-lo. Como CJ e Ken Rosenberg estão tentando evitar uma guerra entre os Leone, os Forelli, e os Sindacco, CJ pega de volta a ambulância e leva Johnny em segurança. No entanto, dias depois, quando CJ acompanha Ken para uma reunião, Johnny reconhece CJ e morre por um ataque cardíaco.
Jimmy Silverman
CJ e Madd Dogg encontram Jimmy Silverman após perseguir OG Loc por Los Santos, numa tentativa de recuperar o livro de rimas de Madd Dogg. OG Loc se esconde num apartamento, que é invadido por CJ e Madd Dogg, onde encontram Silverman, que se oferece para processar OG Loc para eles.
Freddy
Freddy é um companheiro de cela de OG Loc, e um membro dos Los Santos Vagos. Enquanto esteve preso, Freddy manteve um relacionamento homossexual com Loc. No jogo, Freddy é morto por Carl Johnson. Freddy é referido por Loc como um Cholo, sugerindo que ele possui ascendência mexicana. Se descobre a homossexualidade pelo jeito que Freddy fala com Loc durante a perseguição. Ex.: "He's breaking my heart…". Que de acordo com o dicionário, significa: "Ele está quebrando meu coração…". Isso já representa que os dois são homossexuais..
Tony
Tony é um papagaio falante de Ken Rosenberg. O papel do pássaro no jogo é consideravelmente menor, aparecendo apenas algumas vezes como um alívio cômico aos prantos de Ken, que vive nervoso. O papagaio fala, entre outras coisas, termos e gírias usados pela Máfia, assim como uma citação de Tony Montana no filme Scarface (1983).
Maria Latore
Latore Maria (conhecida como Maria La Torra) é uma garçonete do Casino Palácio Caligula's. Aparecendo brevemente enquanto Don Salvatore Leone está em Las Venturas. Ela começa a estabelecer uma relação mais estreita com o Don, e quando ele volta para Liberty city a leva consigo, os dois se casam, mas Maria esta infeliz, e começa a se aproximar de Claude(protagonista de GTA III) no final do GTA III Claude mata Catalina(já citada) a tela escurece se ouve um disparo de bala e um grito de Maria, que provalvemente morre, assassinada por Claude. Ela também aparece em GTA Liberty City Stories.
Millie Perkins
Millie Perkins é uma funcionária do Casino Palácio Caligula's. Ela se torna a segunda namorada de CJ (story-line), quando ele a seduz, para pegar seu cartão de acesso ao Casino. Porém, na cama, Carl conta o plano e ela aceita dar o cartão em troca de uma parte nos lucros.



Trama
Depois de viver em Liberty City por cinco anos, Carl Johnson CJ retorna a Los Santos em 1992 para o enterro de sua mãe. Lá, encontra tanto sua família quanto sua antiga gangue, a Grove Street Families, em frangalhos. Ao mesmo tempo que começa a acertar questões antigas com seus companheiros de gangue e luta contra as gangues rivais pelo controle de território dentro da cidade, Carl começa a trazer as Grove Street Families de volta ao topo. No entanto, às vésperas das Famílias conseguirem o controle de Los Santos, CJ descobre que seus melhores amigos, Big Smoke e Ryder, estão trabalhando em conjunto com o oficial de polícia corrupto, Frank Tenpenny (dublado por Samuel Jackson) e uma das gangues rivais, os Ballas. Smoke e Ryder montam uma cilada, e deixam que os Ballas prendam o irmão de Carl, Sweet. Tenpenny manda então a polícia para prender Sweet e raptar Carl, que é deixado num lugar muito distante, numa área rural. Ao perceber que Tenpenny é sua única esperança de ficar fora da cadeira e conseguir a liberação de Sweet, Carl se vê obrigado a cumprir as ordens do policial corrupto, que incluem matar e interferir com pessoas envolvidas num processo criminal contra o próprio Tenpenny.
Carl rapidamente conquista a amizade de novos aliados, entre eles Wu Zi Mu, um chinês cego, líder da Tríade, The Truth ("A Verdade"), um velho hippie, e Cesar Vialpando, um latino também membro de gangue que, como Carl, foi traído por seus antigos companheiros. Carl e seus novos amigos abrem uma oficina em San Fierro, enquanto esperam por uma oportunidade de retornar para Los Santos. Após encontrar e matar Ryder, Carl se envolve com os assuntos de um agente governamental misterioso, Mike Toreno, que deixa a entender que libertará Sweet se Carl o ajudar com suas operações secretas. Paralelamente, Carl ajuda Wu Zi Mu a promover o crescimento de um novo cassino na Las Venturas dominada pelos mafiosos. Eventualmente Carl encontra riqueza e eventualmente retorna a Los Santos, e Toreno cumpre sua promessa de libertar Sweet; porém este, para a surpresa do irmão, se recusa a fazer parte do novo estilo de vida milionário de CJ, e insiste em retornar para seu território natal e fazer as GSF renascerem, do que sentar-se confortavelmente sobre os louros de Carl.
Tenpenny vai a julgamento por diversos crimes, porém as acusações são arquivadas por falta de provas, já que todas as testemunhas da promotoria estão desaparecidas ou mortas. A libertação de Tenpenny provoca uma revolta entre os cidadãos de Los Santos, semelhante aos distúrbios de 1992 em Los Angeles; impulsionado pela determinação de Sweet em derrubar o império de Big Smoke, que se tornou o maior traficante da cidade, Carl reconquista o território da gangue e caça os traidores responsáveis pelas tragédias que se abateram sobre as Famílias. Carl eventualmente executa Big Smoke num tiroteio final, escapando de seu palácio em chamas enquanto persegue Tenpenny, que fugira com toda a fortuna de Smoke. Após uma perseguição pelas ruas de Los Santos, Tenpenny perde controle do caminhão de bombeiros que dirigia e cai de uma ponte; Carl, prestes a executá-lo, é impedido por seu irmão. Ambos se afastam, e deixam Tenpenny "morrer num acidente de carro". As cenas finais mostram a confraternização entre a família e os aliados, enquanto Carl se afasta, dizendo que vai "ver o que está acontecendo no quarteirão".
[editar] Continuidade com os outros jogos da série
Diversos personagens, locais e elementos fictícios dos jogos anteriores da série Grand Theft Auto reaparecem no GTA: San Andreas. Catalina, a principal antagonista de Grand Theft Auto III (que se passa num tempo cronologicamente posterior ao GTA: San Andreas), acompanha CJ em diversas missões de assaltos. Claude, protagonista do mesmo jogo, também faz uma aparição breve, como o novo namorado de Catalina, depois que ela abandona Carl; os dois acabam perdendo uma competição de corrida para CJ, e Catalina acaba por entregar a CJ o recibo de uma oficina mecânica em San Fierro, em vez da propriedade do carro, afirmando que Claude "precisa do seu carro para chegar a Liberty City". Como uma espécie de piada interna, diversas referências são feitas à aparente mudez do personagem de Claude, devido ao fato de que ele não tinha qualquer frase ou diálogo no GTA III.
Ken Rosenberg e Kent Paul, do GTA: Vice City, aparecem com destaque em diversas das missões em Las Venturas ligadas a Salvatore Leone, o chefe mafioso de Liberty City que aparece no GTA: III e em Liberty City Stories. Maria, que posteriormente se torna namorada de Salvatore, também aparece como uma garçonete no Caligula's Palace. CJ também menciona ter trabalhado para Joey Leone, filho de Salvatore.
Jethro e Dwaine também aparecem em San Andreas; vistos quando Tommy Vercetti compra um estaleiro em Vice City, o personagem The Truth menciona que o negócio deles teria sido comprado pela Máfia.
De acordo com entrevistas dadas pelos criadores do jogo, GTA III, GTA: Vice City, Liberty City Stories, Vice City Stories, Grand Theft Auto: Advance e Grand Theft Auto: San Andreas são considerados como parte do "cânone" do Grand Theft Auto III, enquanto Grand Theft Auto IV marca o início de um novo cânone, onde diferentes regras de jogo serão observadas. Por exemplo, motocicletas teriam sido banidas, supostamente, de Liberty City, no GTA III; no GTA IV esta restrição não mais existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário